Formação através da máscara

Formação através da máscara

A trajetória passará pela análise de movimento, máscara neutra, larvárias, expressivas, elementos de criação e confecção da máscara, comédia humana, acrobacias de solo, lutas cênicas, canto madrigal e pela commedia dell’arte.

De 07 de Março a 30 de Novembro

Horário: Terças e Quintas das 19h às 22h

Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo – SP

Investimento:  08 mensalidades de R$ 343,75 ou R$ 2.475,00 (à vista)

Inscrições Encerradas

 

Carga Horária

200 horas

Ministrantes

Fernando Martins, Felipe de Galisteo e Aline Grisa

Público-Alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers.

Objetivos

A Formação através da Máscara é um curso extensivo que busca oferecer aos artistas da cena um percurso pedagógico tendo como base o universo da máscara teatral e estabelecer um diálogo com as principais correntes do teatro gestual, como Jacques Lecoq, Étienne Decroux e a Escola Italiana.   O foco central desta Formação é a apropriação das técnicas da máscara e sua utilização em cena, dando luz à um agente criador autônomo, com domínio de seus próprios meios e, portanto, capaz de relacionar-se crítica e esteticamente com o mundo em que vive.

Esta jornada tem início com a máscara neutra, potencializando a presença e introduzindo as convenções de comunicabilidade da máscara. Já a máscara larvária permite aos alunos uma experimentação nos territórios de abstração da forma geométrica, dos elementos da natureza e da metamorfose animal. A relação entre a morfologia da máscara, o caráter e as paixões humanas são trabalhados através da máscara expressiva, a qual permite a criação de narrativas pautadas no contraste de máscara e contramáscara. A comédia humana propõe uma experiência criativa genuína na medida em que os alunos criam, projetam e confeccionam suas próprias máscaras. O jogo ganha profundidade pois a dramaturgia passa a ser construída também no nível da oralidade. Por fim, as máscaras da commedia dell’arte buscam desenvolver por completo as capacidades atorais no âmbito da encenação. Serão abordados os modelos gestuais dos tipos através de esquemas de improvisações individuais e coletivas, interpretação das linhas e planos da máscara, criação de lazzi, realização de canovaccio.

Por meio dessas propostas essencialmente práticas, busca-se estabelecer uma rotina de treinamento recorrendo à uma série de disciplinas complementares que contribuem para o desempenho do jogo da máscara, tais como: mimo corpóreo, pantomima, elementos de acrobacia, lutas cênicas, musicalização, etc.

A última etapa do curso é dedicada à criação dramatúrgica e às pesquisas que surgirão naturalmente a partir das provocações realizadas durante todo o processo,  culminando em uma mostra que ocorrerá no Centro de Pesquisa da Máscara.

Programa

MÓDULO I – Análise de Movimento e Máscara Neutra (de 07 de março a 13 de abril)

  • Rotina codificada de movimentos: alongamento, aquecimento e fortalecimento muscular.
  • Articulações da coluna.
  • Segmentação das articulações: a contribuição da gramática de Decroux.
  • Qualidades do movimento: dinâmica, ritmo e peso.
  • Máscara Neutra.

MÓDULO II – O Gesto e Máscara Larvária (de 18 de abril a 23 de maio)

  • Formas e movimento.
  • Dinâmica das matérias
  • Natureza e movimento.
  • Animais e corpo animalesco.   
  • Variação dos eixos da coluna
  • Fundamentos de comunicabilidade com a Máscara Larvária.
  • Narrativa e Máscara Larvária.
  • Improvisações com Máscaras Larvárias.  

MÓDULO III – O Espaço, o Jogo e a Máscara Expressiva (de 25 de maio a 04 de julho)

  • O sistema de forças.
  • Vetores de construção física.
  • Linhas e planos da máscara.
  • As paixões e o caráter.
  • O sentimento e seu contrário: máscara e contra-máscara.
  • Dilatação do movimento no espaço.
  • Dramaturgia do silêncio.
  • Improvisação com a máscara expressiva.
  • Criação de cenas com a máscara expressiva.

MÓDULO IV – Confecção de Máscara e a Comédia Humana (de 01 de agosto a 05 de setembro)

  • Análise do caráter.
  • Projeto de confecção da máscara.
  • Molde e contramolde.
  • Escultura.
  • Papietagem.
  • Pintura e Patinagem.
  • O jogo das máscaras criadas.
  • Tema vs. situação.
  • Máscara e texto
  • A voz da máscara
  • Criação de cenas.

MÓDULO V – Codificação Gestual e Commedia dell’Arte (de 12 de setembro a 19 de outubro)

  • Bases histórico-antropológicas da formação dos arquétipos: a visão de mundo da máscara.
  • Modelos gestuais: Zanni, Arlecchino, Brighella, Pulcinella, Pantalone, Dottore, Capitano, Enamorados.
  • O sistema da commedia.
  • Cenas de contraste: relações entre arquétipos.
  • Formação de coro: o desenho das máscaras no espaço e o artifício do efeito.
  • Fundamentos interdisciplinares: lutas cênicas, acrobacia e canto madrigal.
  • A improvisação como método.

MÓDULO VI – Dramaturgia da Máscara (de 24 de outubro a 30 de novembro)

  • O Lazzo e a especialização da máscara.
  • O Canovaccio e a dramaturgia atoral.
  • Questões políticas da sátira da commedia dell’arte e sua atualidade.
  • Reconsiderações sobre a dramaturgia do silêncio.
  • Experimentações cênicas.
  • Criação de Cenas.
  • Confecção de cenário.
  • Mostra final (02, 03, 09 e 10 de dezembro)
Investimento

08 mensalidades de R$ 343,75 ou R$ 2.475,00 (à vista)

Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga

CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil

contato@centrodepesquisadamascara.com

Tel/Fax: +55 11 23687906