Atelier de Criação e Confecção da Máscara em Cartapesta

Atelier de Criação e Confecção da Máscara em Cartapesta

O Atelier propõe uma imersão no universo da máscara teatral explorando técnicas de escultura como a manipulação do gesso, a modelagem em argila e a cartapesta.

De 03 de Julho à 14 de Julho

Horário: Segunda a Sexta das 09h00 às 12h00

Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo –  SP

Investimento:  R$ 580,00 em até 03 vezes sem juros no PagSeguro ou R$ 500,00 (à vista, por transferência bancária)

Inscrições Encerradas

Carga horária

30 horas

Ministrante

Fernando Martins

Público-alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers; artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, aderecistas.

Objetivos do curso

No Atelier de Criação e Confecção da Máscara em Cartapesta são revisitadas técnicas escultóricas dentre as quais  a modelagem e a reprodução de molde a fim de que cada participante possa produzir uma máscara teatral. Partindo de um projeto inicial que leva em conta o espaço, a incidência de luz na máscara e o contexto no qual está inserida, dá-se luz às personagens. No processo da escultura são abordados fundamentos da estrutura tridimencional, a morfologia da máscara, métodos de reprodução em gesso, exploração de materiais e a técnica da cartapesta. Por fim as máscaras são colocadas em situação de jogo através de exercícios de improvisação.

Programa do curso

PRIMEIRA ETAPA: ELABORAÇÃO DO PROJETO

– Introdução à temática da máscara: abordagem histórico-antropológica.

– Introdução aos principais tipos de máscaras teatrais.

– Máscara e espaço: idealização do espaço no qual será utilizada.

– Máscara e luz: idealização da incidência de luz na morfologia da máscara.

– Máscara e dramaturgia: análise das condições dramatúrgicas das quais emerge a personagem.

– Máscara e personagem: elaboração e análise das características psicológicas e físicas da personagem. Noções de estados primários e secundários. Noções de máscara e contra-máscara.

SEGUNDA ETAPA: REALIZAÇÃO DE ESTUDOS

– Elaboração de estudos através de desenhos.

TERCEIRA ETAPA: A ESCULTURA

– Criação de modelo mensurável: o positivo do rosto em gesso

– A argila: experimentos com material.

– A estrutura tridimensional: noções de linhas e planos, formação do volume, medidas e morfologia.

– Execução da escultura: modelagem em argila.

– Métodos de reprodução: moldes em gesso.

QUARTA ETAPA: A CARTAPESTA

– Introdução à técnica da cartapesta: a papietagem em negativo.

– Colagem e prensagem das camadas de papel.

– Materiais de textura.

– Pintura em claro escuro, acabamento e finalização.

QUINTA ETAPA: ENCERRAMENTO

Encontro entre as máscaras realizadas.

Considerações finais.

Investimento

PagSeguro: R$580,00 em até 3x sem juros

Transferência bancária:  R$500,00 à vista – Entre em contato: contato@centrodepesquisadamascara.com

Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga
CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil
contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Fax: +55 11 23687906

Professores
Ministrante

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outro. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscara em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor de máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.