Oficina de Máscaras Rituais Xamânicas

Oficina de Máscaras Rituais Xamânicas

07 de Agosto a 04 Setembro de 2019

Horário: Quartas das 19h às 22h

Onde:  Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré, 518 – Próximo ao Metrô Alto do Ipiranga

Investimento: R$300,00 à vista (Parcelamento disponível pelo PagSeguro)

Inscrições Encerradas!

 

Carga horária

15horas

Ministrantes

Caio Macedo

Público-alvo

Atores, bailarinos, palhaços e estudantes de teatro

Descrição do Curso

A oficina Máscaras Cerimoniais apresenta metodologias concebidas a partir da experiência de pesquisa vivenciada na comunidade indígena Pankararu, por meio do projeto de dissertação de mestrado em Artes Cênicas da USP, executado pelo proponente desta oficina. Apesar do estudo ainda estar em desenvolvimento e aprofundamento, a pesquisa já possui pontos seminais que serão aprimorados a partir da realização dessas metodologias, dentro desse worckshop prático. Por meio de exposições orais e exercícios práticos, a oficina enfatiza um treinamento psicofísico na construção e na utilização de máscaras cerimoniais, construídas individualmente por cada participante em formação durante o curso.

Objetivos

GERAL

Desenvolver o treinamento psicofísico, com base nos conhecimentos indígenas estudados no período de etnográfia, em uma experiência prática para artistas cênicos em formação.

ESPECÍFICOS

Apresentar a experimentação de uma metodologia de treinamento às artes cênicas, baseada em vivências ritualísticas da comunidade indígena Pankararu;

Realizar uma capacitação alternativa aos atores que se interessem pela raiz ritualística da arte teatral;

Incentivar os participantes à pesquisa pelas raízes primitivas do teatro e da arte do ator;

Construir individualmente uma máscara que será o ornamento principal da performance pessoal de cada participante.

Programa do Curso

1. Exercícios de Bioenergética

2. Danças Circulares e jogos indígenas

3. Dança Individual

4. Modelagem da Máscara na Argila

5. Papietagem do Molde Modelado na Argila

6. Pintura do Ornamento

7. Batismo e Utilização da máscara no corpo

Ao final do curso, cada um dos participantes terá criado uma partitura corporal que, unida ao ornamento plástico criado paralelamente à partitura física. Esse ornamento não possui a necessidade imediata de vir à cena, mas sua composição evidencia o processo de construção como o principal componente para o treinamento do ator, sendo a performance individual de cada máscara constituindo, por si só, uma expressão artística.

Investimento

R$300,00 à vista através de transferência,  depósito ou cartão de crédito

Parcelamento disponível pelo PagSeguro

 

Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga
CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil
contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Fax: +55 11 23687906

Professores
Caio Macedo
Professor