Formação Através da Máscara

Formação Através da Máscara

A trajetória passará pela análise de movimento, máscara neutra, larvárias, expressivas, elementos de criação e confecção da máscara, comédia humana, acrobacias de solo, lutas cênicas, canto madrigal e pela commedia dell’arte.

De 23 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2021

ATIVIDADE PRESENCIAL

Horário: Terças e Quintas das 19h às 22h (+ um sábado intensivo por mês pela manhã e pela tarde)

Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo – SP

Investimento:  07 mensalidades de R$ 585,00

12 vagas 

Inscrições Encerradas 

 

 

Sobre o curso
Carga Horária

200 horas

Coordenação

Fernando Martins

Público-Alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers e artístas visuais 

Objetivos

A Formação através da Máscara é um curso extensivo que busca oferecer aos artistas da cena um percurso pedagógico tendo como base o universo da máscara teatral e estabelecer um diálogo com as principais correntes do teatro gestual, como Jacques Lecoq, Étienne Decroux e a Escola Italiana.   O foco central desta Formação é a apropriação das técnicas da máscara e sua utilização em cena, dando luz à um agente criador autônomo, com domínio de seus próprios meios e, portanto, capaz de relacionar-se crítica e esteticamente com o mundo em que vive.

Esta jornada tem início com a máscara neutra, potencializando a presença e introduzindo as convenções de comunicabilidade da máscara. Já a máscara larvária permite aos alunos uma experimentação nos territórios de abstração da forma geométrica, dos elementos da natureza e da metamorfose animal. A relação entre a morfologia da máscara, o caráter e as paixões humanas são trabalhados através da máscara expressiva, a qual permite a criação de narrativas pautadas no contraste de máscara e contramáscara. A comédia humana propõe uma experiência criativa genuína na medida em que os alunos criam, projetam e confeccionam suas próprias máscaras. O jogo ganha profundidade pois a dramaturgia passa a ser construída também no nível da oralidade. Por fim, as máscaras da commedia dell’arte buscam desenvolver por completo as capacidades atorais no âmbito da encenação. Serão abordados os modelos gestuais dos tipos através de esquemas de improvisações individuais e coletivas, interpretação das linhas e planos da máscara, criação de lazzi, realização de canovaccio.

Por meio dessas propostas essencialmente práticas, busca-se estabelecer uma rotina de treinamento recorrendo à uma série de disciplinas complementares que contribuem para o desempenho do jogo da máscara, tais como: mimo corpóreo, pantomima, elementos de acrobacia, lutas cênicas, musicalização, etc.

A última etapa do curso é dedicada à criação dramatúrgica e às pesquisas que surgirão naturalmente a partir das provocações realizadas durante todo o processo,  culminando em uma mostra que ocorrerá no Centro de Pesquisa da Máscara.

Programa

MÓDULO I – Análise de Movimento e Máscara Neutra – 23 de fevereiro a 25 de março (+ sábado 27 de março – 8h)

  • Rotina codificada de movimentos: alongamento, aquecimento e fortalecimento muscular.
  • Articulações da coluna.
  • Segmentação das articulações: a contribuição da gramática de Decroux.
  • Qualidades do movimento: dinâmica, ritmo e peso.
  • Máscara Neutra.

MÓDULO II – O Gesto e Máscara Larvária – de 30 de março a 29 de abril

  • Formas e movimento.
  • Dinâmica das matérias
  • Natureza e movimento.
  • Animais e corpo animalesco.   
  • Variação dos eixos da coluna
  • Fundamentos de comunicabilidade com a Máscara Larvária.
  • Dramaturgia e Máscara Larvária.
  • Improvisações com Máscaras Larvárias.  

MÓDULO III – O Espaço, o Jogo e a Máscara Expressiva – de 04 de maio a 27 de maio (+ sábado 29 de maio – 8h)

  • O sistema de forças.
  • Vetores de construção física.
  • Linhas e planos da máscara.
  • As paixões e o caráter.
  • O sentimento e seu contrário: máscara e contra-máscara.
  • Dilatação do movimento no espaço.
  • Dramaturgia do silêncio.
  • Improvisação com a máscara expressiva.
  • Criação de cenas com a máscara expressiva.

MÓDULO IV – Confecção de Máscara e a Comédia Humana – de 01 de junho a 24 de junho (+ sábado 26 de junho – 8h)

  • Análise do caráter.
  • Projeto de confecção da máscara.
  • Molde e contramolde.
  • Escultura.
  • Papietagem.
  • Pintura e Patinagem.
  • O jogo das máscaras criadas.
  • Tema vs. situação.
  • Máscara e texto
  • A voz da máscara
  • Criação de cenas.

MÓDULO V – Codificação Gestual e Commedia dell’Arte – de 29 de junho a 22 de julho (+ sábado 24 de julho – 8h)

  • Bases histórico-antropológicas da formação dos arquétipos: a visão de mundo da máscara.
  • Modelos gestuais: Zanni, Arlecchino, Brighella, Pulcinella, Pantalone, Dottore, Capitano, Enamorados.
  • O sistema da commedia.
  • Cenas de contraste: relações entre arquétipos.
  • Formação de coro: o desenho das máscaras no espaço e o artifício do efeito.
  • Fundamentos interdisciplinares: lutas cênicas, acrobacia e canto madrigal.
  • A improvisação como método.

MÓDULO VI – Dramaturgia da Máscara – de 27 de julho a 19 de agosto (+ sábado 21 de agosto – 8h)

  • O Lazzo e a especialização da máscara.
  • O Canovaccio e a dramaturgia atoral.
  • Questões políticas da sátira da commedia dell’arte e sua atualidade.
  • Reconsiderações sobre a dramaturgia do silêncio.
  • Experimentações cênicas.
  • Criação de Cenas.
  • Confecção de cenário.
  • Confecção de figurinos.
  • Criação musical

MOSTRA FINAL: 27, 28 e 29 de agosto (sex, sáb e dom)

FINALIZAÇÃO COM A TURMA: 31 de agosto (ter)

Investimento

07 mensalidades de R$585,00

OBS. Sua inscrição estará concluída após o pagamento da primeira mensalidade

Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga

CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil

E-mail: contato@centrodepesquisadamascara.com

Tel: +55 11 996660146 (whats – Aline Grisa)

Professores
Ministrante

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outros. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscaras em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor das máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.

Ministrante

É co-fundadora do Centro de Pesquisa da Máscara, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS (2009) e graduada em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas pela mesma instituição (2004). A partir de 2010, começou a desenvolver sua pesquisa em máscara com o CPM, idealizando o Treinamento Técnico da Máscara e assumindo o trabalho de produção e projeção da Cia. Atualmente é atriz do espetáculo de máscaras expressivas ALVORADA (2016) e responsável pela programação do espaço da Cia.

André Pastore
Assistente

André Pastore é ator, artista-educador, preparador corporal e artista circense. Em seus trabalhos, investiga a interação cênica entre Circo&Teatro utilizando instrumentos de acrobacia aérea na cena teatral; estuda a inter-relação entre a preparação corporal do ator e do acrobata circense e se especializou em teatro físico pelo Centro de Pesquisa da Máscara em 2018. Cursou graduação em teatro na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; foi aluno da Spasso Escola de Circo e do Circo Olímpico em Belo Horizonte e, posteriormente, se aperfeiçoou em oficinas e cursos com diversos artistas circenses, dentre eles, Guy Carrara (França), Raquel Rache e Poema Mühlemberg. Atualmente realiza a preparação corporal de elenco em grupos teatrais, é arte-educador de teatro e circo no programa Fábricas de Cultura e é co-fundador da Composta Companhia.

Marcos Nascimento
Assistente

Marcos Nascimento é ator, professor, palhaço e diretor. Bacharel e Licenciado em Teatro pela UAM – SP(2012). Palhaço pelo Programa de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria. No Centro de Pesquisa da Máscara desenvolve pesquisa como ator e mascareiro.