Oficina de Dramaturgia

Oficina de Dramaturgia

A proposta desta oficina de dramaturgia parte da experiência do Centro de Pesquisa da Máscara em suas montagens de commedia dell´arte, tendo por base a construção de seus canovacci. O canovaccio é um legado da tradição da comédia popular, a qual influenciou grandes dramaturgos ocidentais, de Shakespeare a Brecht, de Mollière a Dario Fo. É um tipo de roteiro base que descreve as ações fundamentais para a execução da trama e permite um sistema dramatúrgico complexo que, no caso da commedia dell´arte, envolve o jogo cômico das máscaras, a dinâmica e ritmo das cenas dados por indicações de entradas e saídas das personagens, os lazzi, a fabulação individual na qual se revela o tipo, etc, e sobre o qual os atores improvisavam.

25 de Junho a 30 de Julho de 2021

Horário: Sextas das 19h às 22h
Onde: Plataforma online (Google Meet)
Atividade Gratuita

Projeto contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO No 17/2020 – “MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS INDEPENDENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Inscrições Abertas 

INSCREVA-SE
Carga horária

18 horas

Professor

Felipe de Galisteo

Público-alvo

Estudantes de teatro, atores, diretores e escritores.

Sinopse

Neste curso, serão apresentados os fundamentos para a composição de um canovaccio, tais como a premissa (texto que descreve as circunstâncias anteriores à trama em si) e o argumento (narrativa curta que, a partir da premissa, desenvolve os principais elementos da história a ser escrita); a descrição de personagens (microbiografias e descrição de seus principais objetivos e conflitos: o que fazem, o que pensam, o que sentem) e a estrutura do roteiro em si (definido por uma divisão de cenas/acontecimentos e pela entrada e saída das personagens, estruturando o argumento no formato de um texto para a cena, descrevendo assim as ações detalhadas das personagens, mas ainda sem diálogos). 

Deste modo, pretende-se que cada aluno desenvolva seu próprio canovaccio até o final do curso, mas sem necessariamente ser uma história baseada no universo da commedia dell´arte. A ideia é a utilização desse método formatado pelo Centro de Pesquisa da Máscara para elaboração de seus espetáculos, mas expandindo-o para a composição de outros tipos de histórias. Deste modo, no início do curso, levantaremos as ideias e propostas de cada aluno (extraídas de elementos originais ou não) e partiremos para a elaboração das mesmas sob o método do canovaccio, além de realizarmos, ao final do curso, experimentos de composição de diálogos com base nos roteiros criados por cada um.

Contato

contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Whats: +55 11 99666-0146

INSCREVA-SE
Professores
Ministrante

Diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro formado pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Integra o Centro de Pesquisa da Máscara desde 2016, onde atua no espetáculo “Alvorada” e trabalha como professor.

Entre trabalhos de dramaturgia, roteiros cênicos e adaptações, escreveu cerca de 20 peças teatrais e é autor do livro ainda não publicado de poesia “Três Maneiras de Gritar em Silêncio”.