Curso de Criação e Confecção da Máscara em Couro

Curso de Criação e Confecção da Máscara em Couro

O Curso propõe uma imersão no universo da máscara teatral explorando técnicas de escultura como a manipulação do gesso, a modelagem em argila, a cartapesta, o entalhe em madeira e o repuxe do couro.

Um final de Semana por mês

28 e 29 de Março, 25 e 26 de Abril, 30 e 31 de Maio, 27 e 28 de Junho, 25 e 26 de Julho, 29 e 30 de Agosto, 26 e 27 de Setembro, 31 de Outubro e 01 de Novembro, 28 e 29 de Novembro.

Horário: Sábados e Domingos das 10h às 18h

Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo –  SP

INVESTIMENTO

Mensalidade R$390,00 (9 x R$390,00)

Sua vaga só estará garantida mediante o pagamento da primeira mensalidade

INSCREVA-SE
Carga horária

144 horas

Ministrante

Fernando Martins

Público-alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers; artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, aderecistas.

Objetivos do curso

Serão revisitadas técnicas escultóricas dentre as quais a modelagem, a reprodução de molde e contramolde, a cartapesta, entalhe em madeira, repuxe em couro a fim de que cada participante possa produzir uma máscara teatral  em couro e cartapesta.

No processo da escultura são abordados fundamentos da estrutura tridimencional, a morfologia da máscara, métodos de reprodução em gesso e exploração de materiais.

Programa do curso

Primeira etapa: gênese e moldes iniciais (28 e 29 de Março) 

  • Introdução à temática da máscara: abordagem histórico-antropológica.
  • Máscara e dramaturgia: elaboração e análise das condições dramatúrgicas das quais emerge a personagem.
  • Máscara e personagem: elaboração e análise das características psicológicas e físicas da personagem. Noções de estados primários e secundários. Noções de máscara e contra-máscara.
  • Criação de modelo mensurável: o positivo do rosto em gesso

Segunda etapa: a argila (25 e 26 de Abril – 30 e 31 de Maio )

  • Bases da estrutura tridimensional: noções de linhas e planos, formação do volume, medidas e morfologia.
  • Execução da escultura: modelagem em argila

Terceira etapa: Produção de Moldes (27 e 28 de Junho)

  • Métodos de reprodução: moldes em gesso.

Quarta  etapa: a Cartapesta (25 e 26 de Julho)

  • Introdução à técnica da cartapesta: a papietagem em negativo.
  • Colagem e prensagem das camadas de papel.
  • Materiais de textura.

Quinta etapa: o entalhe em madeira (29 e 30 de Agosto – 26 e 27 de Setembro)

  • Sistemas de medição
  • Emersão do modelo e ponto 0.
  • Sucessão de planos.
  • A laminação da madeira.
  • Introdução ao uso do machado.
  • Introdução ao uso das goivas em u, l e v
  • Introdução ao uso do formão.
  • Técnicas de afiação.
  • Entalhe.
  • Sistemas de lixagem.
  • Corte de perímetro.

Sexta etapa: o couro (31 de outubro e 01 de Novembro)

  • Tipos de curtimento.
  • A escolha do couro para cada máscara.
  • Tratamento do couro.
  • Métodos de tingimento.
  • Introdução às ferramentas de repuxe.
  • Repuxe do couro.
  • A parte interna da máscara.
  • Vernizes e lacas.
  • Acabamentos, pinturas e pátinas.

Sétima etapa: Acabamentos e pinturas (28 e 29 de Novembro)

  • A parte interna da máscara.
  • Vernizes e lacas.
  • Acabamentos, pinturas e pátinas.
  • Confraternização final
Investimento

Mensalidade R$390,00 (9 x R$390,00)

INSCREVA-SE
Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga
CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil
contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Fax: +55 11 23687906

Professores
Ministrante

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outros. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscaras em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor das máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.