Criação de Cenas com Máscaras Teatrais

Criação de Cenas com Máscaras Teatrais

Ter uma máscara teatral é o primeiro passo para criar uma cena dentro desta linguagem. Mas qual será o próximo? Nesta oficina realizaremos um trabalho sobre as ferramentas da construção da cena, pensando em uma cena curta, de no máximo 5 minutos, aplicadas ao uso da máscara com suas singularidades e especificidades.

14 a 30 de Julho 2021

Horário: Quartas e Sextas – 19h às 22h
Onde: Plataforma online (Google Meet)
Atividade Gratuita e online

Projeto contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO No 17/2020 – “MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS INDEPENDENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Inscrições Encerradas

Carga horária

16 horas

Professor

Marcos Nascimento

Público-alvo

Atores e atrizes a partir de 16 anos que já tenham experiência com teatro e possuam uma máscara teatral expressiva (meia ou inteira). É necessário que os inscritos tenham uma cena, um número, ou ideia de cena e que gostariam de uma orientação para desenvolvê-la.

Objetivo

Propor um olhar específico para criação de roteiro, clareza e entendimento do que se quer apresentar, para que tipo de público ou espaço. Colaborar, neste sentido, onde se tem muitas ideias e dúvidas a respeito da aplicação de técnicas do uso da máscara nas cenas trazidas e desenvolvidas pelos participantes.

Programa do curso
  • O grupo partirá do estudo de ferramentas para construção de uma cena curta com temática da máscara (cada cena será discutida e ensaiada em encontros individuais, com todos os alunos).
  • Posteriormente serão discutidos e aplicados conceitos da linguagem e da pesquisa proposta pelas cenas.
  • Por fim haverá uma orientação individual de cada cena criada no decorrer das aulas e o seu compartilhamento para todo o grupo (12 de Março). 
Investimento

Atividade Gratuita

Contato

contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Whats: +55 11 99666-0146

Professores
Marcos Nascimento
Ministrante

Marcos Nascimento é ator, professor, palhaço e diretor. Bacharel e Licenciado em Teatro pela UAM – SP. Palhaço pelo Programa de Formação para Palhaços Jovens dos Doutores da Alegria. Diretor pela SP Escola de Teatro. Suas experiências vêm de grande parte das práticas vivenciadas no de teatro de grupo nas cidades do ABC, São Paulo e suas regiões metropolitanas, assim também se deu a atuação como arte-educador, ministra cursos, oficinas e orienta processos de formação. Dentre as áreas de pesquisa, há alguns anos investiga o universo das máscaras, com ênfase nas “máscaras falantes” commedia dell’arte, expressivas e o palhaço. Integrante do Centro de Pesquisa da Máscara, onde desenvolve pesquisa como ator e mascareiro.