Confecção e Manipulação de Bonecos (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)

Confecção e Manipulação de Bonecos (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)

A trajetória do curso passará por técnicas específicas de confecção, utilizando-se de diferentes materiais, além do treinamento físico para manipulação de 4 tipos de bonecos.

De 06 de Agosto à 26 de Novembro de 2018

Horário: Segundas, das 19h às 22h.

Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo –  SP

Investimento: R$ 1260,00 (10% de desconto)  ou 1 mensalidade de R$350,00 + 3 mensalidades de R$ 350,00

A vaga só estará garantida mediante o pagamento total do curso com 10% de desconto (depósito ou transferência bancária) ou do pagamento da primeira mensalidade (pagseguro, depósito ou transferência bancária). 

15 Vagas

Inscrições Encerradas

Carga horária

48 horas

Público-alvo

Artistas profissionais, estudantes de arte e demais interessados.

Objetivos do curso
Ao longo de 04 meses, cada participante aprenderá a confeccionar e manipular 04 tipos de bonecos: boneco de luva, boneco de manipulação direta ou de balcão, boneco estilo muppet e boneco de fio. A confecção será feita a partir de diferentes técnicas como modelagem em massas artificiais, modelagem em espuma e cartapesta: sobreposição de camadas de papel e cola para criar uma superfície resistente. As técnicas de manipulação serão passadas junto com exercícios de preparação corporal e técnicas de Mímica, Teatro Físico e Música, explorando a segmentação do corpo, o conceito de dinamorritimos e da Figura do Pensamento de Etienne Decroux, a importância do ponto fixo na manipulação, variações de tempo e ritmo, entre outros quesitos. Dessa forma os alunos aprenderão no próprio corpo as possibilidades da movimentação do boneco, tornando a interação manipulador-boneco mais orgânica.
Programa do curso

Módulo 1: Bonecos de Luva

Há muito tempo, na Europa da Idade Média, os titeteiros viajavam pelas vilas carregando um pequeno teatro em formato de tenda e uma variedade de bonecos de luva. Inspirados pela Commedia dell’Arte, apresentavam as travessuras de um personagem velhaco, que tirava gargalhadas da plateia com suas brigas e discussões.

Nascia assim uma tradição: Pulcinella na Itália, Petrushka na Rússia, Kasper na Alemanha, Punch & Judy na Inglaterra, Guignol na França, e aqui no Brasil, os Mamulengos dos mestres nordestinos. Diferentes nomes que representam a mesma figura da cultura popular, criada pelo povo e mantida viva por ele através dos séculos.

Módulo 2: Boneco de Manipulação Direta ou Boneco de Balcão

Ambos os estilos são derivados do Bunraku, teatro de bonecos símbolo da cultura tradicional japonesa, cuja manipulação feita em 03 pessoas possui grande rigor e riqueza de detalhes. Cada manipulador passa cerca de 10 anos se especializando na movimentação de apenas uma parte do boneco, como a cabeça ou um dos braços. No Ocidente, os bonequeiros desenvolveram variações da técnica, inclusive com apenas 01 manipulador por boneco, seja por Manipulação Direta ou Boneco de Balcão. Entre estas há uma diferença muito simples: na primeira variação há contato direto com o boneco, na segunda o manipulador usa uma manopla localizada na cabeça ou no centro das costas do boneco e tem a opção de controlar suas mãos simultaneamente por meio de mecanismos de vara nos cotovelos. Neste módulo cada participante poderá escolher confeccionar um boneco com ou sem manopla.

Módulo 3: Boneco estilo Muppet

Esse tipo de boneco e manipulação ganhou fama com o Muppets Show criado pelo norte americano Jim Henson. No Brasil, um bom exemplo são os bonecos do programa Cocóricó da TV Cultura. A característica principal do muppet é a boca articulada pelo movimento da mão do manipulador. Normalmente os bonecos são feitos em espuma com acabamento em pelúcia ou plush.

Módulo 4: Boneco de Fio

Também conhecido pelo nome Marionete, o boneco é manipulado por fios que ligam suas articulações à cruzeta, manopla por onde o manipulador controla seus movimentos. Quanto mais fios, mais delicado e realista é o movimento da marionete e mais complexa é a sua manipulação.

Investimento

R$ 1260,00 à vista (Desconto de 10%) ou 4 mensalidades de R$350,00 (depósito bancário ou transferência).

Todo o material está incluso no valor.

OBS. Sua vaga só estará garantida mediante o pagamento do total do curso à vista (R$1.260,00) ou da primeira mensalidade (R$350,00) através de transferência bancária ou presencialmente na sede do Centro de Pesquisa da Máscara.

Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga

CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil

contato@centrodepesquisadamascara.com

Tel/Fax: +55 11 23687906

Professores
Paul Zanon

Mímico, palhaço, músico e bonequeiro, iniciou suas pesquisas cênicas como palhaço, tendo como mestres Leris Colombaioni (Itália), Gabi Argento (Cirque Du Soleil), Mario Escobar (Chile) e Victor Ávalos (Payaso Tomate – Argentina) entre outros.
Se especializou em Mímica e Teatro Físico com Daniel Berbedes (Argentina), Denise Namura (França), Desmond Jones (Inglaterra), Eduardo Coutinho, Fernando Vieira, Gabriel Guimardi, Luis Louis, Mauro Zanata e Miquéias Paz.
Conheceu a manipulação e confecção de bonecos e objetos por meio de Eduardo Alves e Rubinho Louzada (integrantes do “Cocóricó” e demais programas de TV). Cursou também Bonecos de Fio com o espanhol Jordi Bertran.
Em 2011 fundou a Polerito_arts, pela qual confecciona diferentes tipos de bonecos, máscaras e objetos cênicos para teatro. Participou como manipulador de bonecos de programas infantis, comerciais, além de ter trabalhado com os grupos Pia Fraus, Cia BuZum! e atualmente com a Cia Bonecos Urbanos.
É criador da metodologia “Desverbalizar” que soma as linguagens da música, mímica e palhaço para ampliação corporal performática, a aplica em cursos, preparação corporal e direção artística para grupos ou artistas solo.