Oficina de Commedia dell’Arte – PRESENCIAL

Oficina de Commedia dell’Arte – PRESENCIAL

13 a 29 de Julho de 2021

ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA (os materiais serão oferecidos pelo Centro de Pesquisa da Máscara)

Horário: Terças e Quintas – 19h às 22h
Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo –  SP

Projeto contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO No 17/2020 – “MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS INDEPENDENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Inscrições Encerradas

Carga horária

18horas

Ministrante

Fernando Martins

Público-alvo

Atores, bailarinos, palhaços, estudantes de teatro e demais artistas da cena

Descrição do Curso

Nesta Oficina de Commedia dell’Arte, as máscaras dos principais arquétipos serão abordadas desde o ponto de vista de seus modelos gestuais e fisicalidade tendo como fio condutor sua constituição histórica dentro do processo de formação do teatro moderno. O trabalho prático estará baseado na segmentação das articulações da coluna, na composição das atitudes físicas, na análise de movimento e lutas cênicas. Por fim, o estudo de canovaccio e lazzo conduzirá à construção de um exercício cênico com base numa dramaturgia pré-estabelecia.

Programa do Curso

Primeira Etapa:

  1. Segmentação das articulações da coluna e as possíveis contribuições do mimo corpóreo para o uso da máscara: a gramática de Étienne Decroux.
  2. Qualidades do movimento: dinâmica, ritmo e peso

Segunda Etapa:  

  1. Bases histórico-antropológicas da formação dos arquétipos.
  2. Modelos gestuais: Zanni, Arlecchino, Pantalone, Dottore, Capitano, Enamorados.
  3. Cenas de contraste: relações entre arquétipos.
  4. Fundamentos interdisciplinares: lutas cênicas.

Terceira Etapa:

  1. A improvisação como método.
  2. A estrutura do Lazzo.
  3. Canovaccio e dramaturgia  
  4. Mostra final
Contato

Rua Bamboré, 518 – Bairro Ipiranga
CEP: 04278-060 – São Paulo SP – Brasil
contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Fax: +55 11 23687906

Professores
Professor

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outros. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscaras em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor das máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.