Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais – PRESENCIAL

Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais – PRESENCIAL

O curso propõe uma imersão no universo da máscara teatral explorando técnicas de escultura como a manipulação do gesso, a modelagem em argila e a cartapesta. 

10 a 31 de Julho de 2021

ATIVIDADE PRESENCIAL E GRATUITA (os materiais serão oferecidos pelo Centro de Pesquisa da Máscara)

Horário: Sábados – 10h às 14h
Onde: Centro de Pesquisa da Máscara

Endereço: Rua Bamboré 518, bairro Ipiranga, São Paulo –  SP

Projeto contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO No 17/2020 – “MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS INDEPENDENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Inscrições Encerradas

Carga horária

18 horas

Professor

Fernando Martins

Público-alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers; artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, aderecistas.

Objetivo do curso

No Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais serão revisitadas técnicas escultóricas dentre as quais  a modelagem e a reprodução de molde a fim de que cada participante possa produzir uma máscara teatral. Partindo de um projeto inicial que leva em conta o espaço, a incidência de luz na máscara e o contexto no qual está inserida, dá-se luz às personagens. No processo da escultura são abordados fundamentos da estrutura tridimencional, a morfologia da máscara, métodos de reprodução em gesso, exploração de materiais e a técnica da cartapesta.

Programa do curso

PRIMEIRA ETAPA: ELABORAÇÃO DO PROJETO 

– Introdução à temática da máscara: abordagem histórico-antropológica.

– Introdução aos principais tipos de máscaras teatrais.

– Máscara e personagem: elaboração e análise das características psicológicas e físicas da personagem. Noções de estados primários e secundários. Noções de máscara e contra-máscara.

SEGUNDA ETAPA: A ESCULTURA e o Molde 

– A argila: experimentos com material.

– A estrutura tridimensional: noções de linhas e planos, formação do volume, medidas e morfologia.

– Execução da escultura: modelagem em argila.

– Métodos de reprodução: moldes em gesso.

TERCEIRA ETAPA: A CARTAPESTA 

– Introdução à técnica da cartapesta: a papietagem em negativo.

– Colagem e prensagem das camadas de papel.

– Materiais de textura.

– Pintura em claro escuro, acabamento e finalização.

QUARTA ETAPA: ENCERRAMENTO 

Considerações finais.

Contato

contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Whats: +55 11 99666-0146

Professores
Ministrante

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outros. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscaras em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor das máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.