Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais

Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais

O curso propõe uma imersão no universo da máscara teatral explorando técnicas de escultura como a manipulação do gesso, a modelagem em argila e a cartapesta. 

Projeto Aprovado na 1a. Edição do Prêmio Lei Aldir Blanc de Apoio a Cultura da cidade de São Paulo – Inciso III – Módulo I – Maria Alice Vergueiro

02 a 18 de Fevereiro de 2021

Horário:  Terças e Quintas das 19h às 22h
Onde: Plataforma online (Google Meet)
Investimento: atividade gratuita

Inscrições Encerradas.

 

Carga horária

16 horas

Professor

Fernando Martins

Público-alvo

Estudantes de teatro; atores; bailarinos; clowns; performers; artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, aderecistas.

Objetivo do curso

No Atelier de Criação e Confecção de Máscaras Teatrais serão revisitadas técnicas escultóricas dentre as quais  a modelagem e a reprodução de molde a fim de que cada participante possa produzir uma máscara teatral. Partindo de um projeto inicial que leva em conta o espaço, a incidência de luz na máscara e o contexto no qual está inserida, dá-se luz às personagens. No processo da escultura são abordados fundamentos da estrutura tridimencional, a morfologia da máscara, métodos de reprodução em gesso, exploração de materiais e a técnica da cartapesta.

Programa do curso

PRIMEIRA ETAPA: ELABORAÇÃO DO PROJETO – Aula 1 

– Introdução à temática da máscara: abordagem histórico-antropológica.

– Introdução aos principais tipos de máscaras teatrais.

– Máscara e personagem: elaboração e análise das características psicológicas e físicas da personagem. Noções de estados primários e secundários. Noções de máscara e contra-máscara.

SEGUNDA ETAPA: A ESCULTURA e o Molde – Aulas 1, 2 e 3

– A argila: experimentos com material.

– A estrutura tridimensional: noções de linhas e planos, formação do volume, medidas e morfologia.

– Execução da escultura: modelagem em argila.

– Métodos de reprodução: moldes em gesso.

TERCEIRA ETAPA: A CARTAPESTA – Aulas 4, 5 e 6

– Introdução à técnica da cartapesta: a papietagem em negativo.

– Colagem e prensagem das camadas de papel.

– Materiais de textura.

– Pintura em claro escuro, acabamento e finalização.

QUARTA ETAPA: ENCERRAMENTO – Aula 6

Considerações finais.

Investimento

Atividade Gratuita

IMPORTANTE: Os gastos com materiais necessários é de responsabilidade de cada participante e deve girar em torno de R$70,00 a R$100,00. A lista de materiais será enviada para o email dos selelcionados.

Contato

contato@centrodepesquisadamascara.com
Tel/Whats: +55 11 99666-0146

 

Professores
Ministrante

Fundador e diretor artístico e pedagógico do Centro de Pesquisa da Máscara, aprofundou seus estudos com Donato Sartori, Fabio Mangolini, Antonio Fava, Ana Vasquez de Castro, dentre outros. Ministrou cursos em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Criou e esculpiu máscaras em couro e outros materiais para companhias, atores e escolas de teatro do Brasil, Itália, Japão, Estados Unidos e Alemanha. É ator, cenógrafo e escultor das máscaras dos espetáculos Alvorada e Larvatum Homines.